TriAxéMusic Web Radio

quarta-feira, 22 de junho de 2011

AXÉ MUSIC - PARTE 1 - INTRODUÇÃO



O axé é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do carnaval de Salvador, que mistura frevo pernambucano, forró, maracatu, reggae e calipso.

No entanto, o termo Axé Music é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é Axé, pois lá há o Olodum, um ritmo da África do Sul, Samba de Roda e Pagode produzidos por algumas bandas, Calipso (gênero musical), um ritmo de Trinidad & Tobago e Samba-reggae, uma novidade.

A palavra "axé" é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Expressão corrente no circuito musical soteropolitano, ela foi anexada à palavra da língua inglesa music pelo jornalista Hagamenon Brito para formar um termo que designaria pejorativamente aquela música dançante com aspirações internacionais.

Com o impulso da mídia, o axé music rapidamente se espalhou pelo país todo (com a realização de carnavais fora de época, as micaretas), e fortaleceu-se como indústria, produzindo sucessos durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário