TriAxéMusic Web Radio

sábado, 26 de novembro de 2011

Números e curiosidades da Axé Music







Axé Music é um mercado multimilionário responsável por aproximadamente 25% das vendas de CDs no Brasil, isso sem falar em negócios gerados pelos "Carnavais - Micaretas" que em 98 aconteceram em média de 2 por mês.


A banda Asa de Águia tem 11 anos na estrada, venderam mais 3 milhões de cópias de todos os seus cd's, faz em média 12 shows por mês, com uma média de público de 15 mil por apresentação.


A banda Cheiro de Amor é a receita do sucesso, com 14 discos gravados, seis discos de ouro, platina, platina duplo e platina triplo, e mais de 4 milhões de discos vendidos. Foi comandada vários anos pela cantora Márcia Freire, que agora segue carreira solo.


Banda Eva, alcançou dentro do gênero 'axé music' vendendo até hoje, dos seus seis discos gravados, quatro milhões e meio de unidades.


Márcia Freire consagrada como a melhor puxadora de trio, comandou o primeiro carnaval fora de época, fora do Brasil. Foi o "Carnacancun" na cidade de Cancun-México, em fevereiro de 1997, com o bloco mexicano "Ai Caramba". E seu hit Vermelho estourado em toda a América Latina, fez com que ela participasse no programa de maior audiência do verão argentino, na cidade de Mar Del Plata: o Movido Del Verano.


Em julho de 1997, Chiclete com Banana, a Timbalada e Ricardo Chaves cantaram no primeiro carnaval fora de época de Miami-EUA.


Na banda Cheiro de Amor, antiga Pimenta de Cheiro, já passaram vários cantores: Gugui (o 1º cantor, hoje vive na cidade baixa), Laurinha (canta em barzinhos, e em trio independente), Kaco (faz backing vocal no É o Tchan), Serginho (canta na Pimenta N'Ativa), Márcia Freire (faz carreira solo), Carla Visi (atual cantora da banda Cheiro).


Bamdamel é outra que já mudou de nome e de cantores várias vezes. No começo Banda Mel, tinha Bock Jones, Jaciara e Janete (sairam para formar a Gente Brasileira, não deu certo), vieram Márcia Short, Robson e Alobened Airam (Márcia e Robson sairam e formaram a Bandabah, que também não deu certo, ela está fazendo carreira solo e ele cantou na Papaléguas no último carnaval). A banda ganhou virou Bamda Mel, e aí virou uma coisa só: Bamdamel, com Alobened Airam e Joca nos vocais. 

Jaciara e Janete que eram as cantoras no começo da Banda Mel, agora fazem o backing da Bamdamel.


Carla Visi substituiu Daniela Mercury na Cia Clic, quando ela saiu para fazer carreira solo, e essa mesma Carla Visi substituiu Márcia Freire na Cheiro de Amor, quando a loira saiu para fazer carreira solo.


A extinta banda Pinel já teve vários nomes consagrados do Axé, passou por lá Ricardo Chaves como cantor, Durval Lélis o guitarrista e Daniela Mercury como backing vocal. Todos saíram e formaram suas bandas. 

Depois veio André Lélis, irmão de Durval, e cantou por lá, até que saiu e formou a Banda di Maçã.

Em 1985, Luiz Caldas que estava à frente da Banda Acordes Verdes, tinha Carlinhos Brown e Tony Mola (Bragadá) como percussionistas.

A banda Chiclete com Banana, originou-se de um Grupo chamado de Scorpius, que se apresentava em festas de formatura. Considerado um autêntico conjunto de bailes.


O engenheiro de som do Chiclete Wilson Silva (irmão de Bell e Wadinho) sugeriu e pôs em prática uma idéia revolucionária que foi fechar toda a lateral do Trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocar na parte superior do Trio, esta foi a maior revolução do trio elétrico na década de 80.


Em 1982 surgiu a vontade de trocar o nome da banda Scorpius pois era um nome totalmente ultrapassado. Pediram sugestão à Nildão (cartunista e artista gráfico) de um nome que criasse polêmica e causasse impacto. 

Nildão sugeriu: "Chiclete com Banana". Agora como explicar para os amigos e a imprensa o porque da mudança do nome? O grupo começou a inventar várias estórias que chegaram a se tornar lendas, como por exemplo: - Que a Banda tinha terminado um baile numa cidade do interior e não tinham mais onde comer, chegaram numa barraca que só tinha Chiclete e Banana. Outra lenda engraçada é a de que um disco-voador tinha pousado numa praia e escrito na areia o nome Chiclete com Banana.


A Censura vetou um disco do Chiclete por causa de duas músicas, "Apenas Vença" letra de Bell e "Minha Gatinha Emacrou" de Missinho e Johny, que achavam ferir os moldes políticos e atingia a moral daquela época

Com o disco "Gritos de Guerra" a Banda Chiclete com Banana recebeu um apadrinhamento de uma pessoa muito especial, o "velho Guerreiro" Chacrinha. O grupo chegou a participar do Programa do Chacrinha 23 vezes com a música "Gritos de Guerra".


Em 1988 Bell e Wadinho entregaram a Xuxa a música "Festa do Estica e Puxa", que se tornou o carro chefe do Disco, vendendo mais de 3 milhões de cópias.


O Chiclete, que desde o lançamento dos primeiros discos teve excelentes vendagens. Até hoje são mais de 4 milhões e 800 cópias vendidas onde somam-se 10 discos de Ouro e 8 de Platina se juntando a inúmeros troféus como: Prêmio Sharp de Música, Antena de Ouro ano XX, Troféus Dodô e Osmar, Troféu Caymmi, Bahia Folia, entre outros tantos que receberam em sua trajetória musical com absoluto sucesso.


Ivete Sangalo acompanhou o cantor baiano Lui Muritiba e sua banda em viagens pelo interior da Bahia, como sua backing vocal.


Ivete Sangalo começou a cursar a faculdade de Secretariado Executivo na Universidade Católica de Salvador, mas parou para poder trabalhar e ajudar a família entregando quentinhas em um Shopping.


Aos 16 anos Netinho foi morar sozinho, passou no vestibular e começou a cursar engenharia na Universidade Católica de Salvador, e de noite ia trabalhar. Netinho também cursou 1 ano da faculdade de Filosofia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário